A biologia, o estudo dos seres vivos, é uma parte muito importante da ciência, e aprofundando ainda mais nossos conhecimentos podemos descubrir e entender áreas importantes da biologia que muitas vezes são estudadas e trabalhadas de uma maneira independente, e não como parte deste estudo. A anatomia é um exemplo disso, essa disciplina estuda as estruturas internas e externas do corpo humano e a forma de organização das células, tecidos, órgãos e sistemas.
Biomas, é uma área da biologia que abrange ecossistemas diversos. Biomas são comunidades biológicas, ou seja, a interação da fauna, da flora e do ambiente físico, chamado de biótopo. Se observarmos bem, essa simples área da biologia consegue nos mostrar detalhes sobre o local em que vivemos se relacionando assim de maneira direta com a nossa vida.
Os ecossistemas, que em conjunto formam os biomas, é outra ramificação interessante no estudo da vida, a biologia. Ecossistema é o conjunto de comunidades de uma área específica levando em consideração os fatores ambientais contítuidos por essa área, como por exemplo: o tipo de solo, a temperatura, a umidade, a quantidade de chuva e todas as características próprias de uma localidade.
Entre essas maravilhosas e surpreendentes áreas da biologia, também temos a cadeia alimentar, que é sem dúvida nenhuma de extrema importância para que os nossos ecossistemas estejam em um equílibrio entre as espécies. A cadeia alimentar é formada por vários níveis tróficos, são eles: os produtores, os consumidores e os decompositores. Os produtores são seres autotróficos, que produzem seu próprio alimento e estão presentes em todas as cadeias alimentares. Os consumidores, são os seres que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários e assim respectivamente). Por último temos os decompositores, são aqueles que reciclam a matéria orgânica, que é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo.
Como podemos analisar, de uma forma ou de outra todas as áreas da biologia tem relação direta com a nossa vida. Quando acordamos, de manhã cedo, percorremos o caminho necessário para ir à escola, e observamos tudo que está em nossa volta, notamos ecossistemas diferentes e vários tipos de cadeias alimentares, cada uma com suas características e animais diferentes, e essa variedade mostra uma forma muito interessante de observarmos esses fatores. A biologia está tão presente em nossas vidas que praticamente tudo que fazemos está ligada a ela, talvez quando vamos a lugares de zona rural ou a matas a gente note melhor essa presença, até pelo fato de nesses locais existirem mais diversidades, mas querendo ou não a biologia está presente de forma marcante no nosso cotidiano.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)